Índios acampam na Câmara em protesto por abandono

Índios acampam na Câmara em protesto por abandono
 Cerca de 60 índios da tribo Kaxarari, estão acampados na Câmara Municipal de Porto Velho desde a terça-feira (5). Eles cobram melhorias para a localidade, que fica no distrito de Extrema. A manifestação acontece de forma pacífica.

Jhoniso Cesar, de 48 anos, disse que as máquinas da Prefeitura e Governo nunca chegaram na região para dar melhores condições de trafegabilidade. “Toda vez que as máquinas chegam na entrada da reserva, elas retornam sem nos dar nenhuma assistência com o trabalho que precisa ser feito. Nós estamos pagando do próprio bolso para os vizinhos que tem maquinários, para fazer os trabalhos nas estradas, e preparar a terra para o plantio, serviço que é de responsabilidade da prefeitura”, diz.

Segundo Edson Kaxarari, o administrador de Extrema não autoriza a entrada das máquinas na aldeia. “A responsabilidade da manutenção da estrada é da Prefeitura, mas o administrador diz sempre que tem uma Lei que proíbe a entrada. Nós só vamos sair daqui quando tudo estiver documentado, e se não houver acordo nosso acampamento continuará montado no local”, disse Edson Kaxarari.

Ainda segundo o manifestante Edson Kaxarari, uma reunião ficou marcada para esta quarta-feira, com a presença do presidente da Câmara, juntamente com todos vereadores, representantes do Ministério Público, Prefeitura e secretarias envolvidas

 

 

Fonte:rondoniagora.com

Sobre Rafael Rigon